terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Espaço metafísico por palavras

O meta-espaço é um espaço que vai para além do que implica directamente o corpo físico. Ele não existe efectivamente no que respeita às sensações físicas. Existe no mundo de cada um, é sentido pelo corpo inteligível que, consequentemente, pode transmitir ao corpo físico mensagens concretas desse espaço, fazendo-o parecer, quase por engano, real – real por poder ser sentido empiricamente. O contrário pode também ser válido, aliás, pode até ser compreendido mais facilmente do que o caso anterior. Ou seja, do meta-espaço surge uma experiência física que transporta automaticamente para o campo mental um ambiente recriado, irreal. Deste modo, o objecto marcante passa a ser uma distorção desse mesmo espaço, interpretado segundo a vivência de uma determinada pessoa até ao dado momento. É, por si só, desprovido de emoções, pelo que nunca é aquilo que realmente é – puramente físico. Nós construímo-lo dentro do nosso mundo individual e, segundo o que apreendemos e compreendemos, passamos a considerar que, entre as quatro paredes que o poderão delimitar, há toda uma existência. O espaço só é espaço porque contém as nossas percepções, sem que as contenha concretamente.

(...)

3 comentários:

  1. Já estive a pensar qual seria o meu espaço metafisico. E parece-me tão impossível concretizá-lo na realidade, construí-lo, que te congratulo por o fazeres. :)

    ResponderEliminar
  2. Onde arranjou esse texto?

    Cumprimentos,
    S.A.L

    ResponderEliminar
  3. AAHHH! :) gande cena! mto bem, o teu texto ajudou me a ver umas coisinhas! =) e sei que tem direitos de autor :P não te preocupes*

    Beijo***

    ResponderEliminar